Essa imagem mostra o quão excitante seria uma missão para Europa

09/03/2014 09:41

Essa semana, noticiamos que a NASA está planejando uma missão para Europa, uma das luas de Júpiter. Por que isso é tão excitante? Em uma palavra: Água.

Água na Terra e em Europa

Água na Terra e em Europa

Como a imagem acima mostra, a lua gelada pode parecer minúscula ao lado de nosso próprio planeta, mas tem quase 2 vezes mais água do que temos aqui na Terra. O que isso significa? Maiores chances de abrigar vida, é claro.

Mesmo estando muito longe do Sol, um processo chamado aquecimento de maré causado por Júpiter estica e amassa constantemente Europa, mantendo seu interior aquecido e permitindo a existência de um oceano líquido salgado colossal sob sua superfície gelada.

Há também gêiseres que espirram a água desse oceano diretamente sobre a superfície, o que facilitaria bastante uma missão para procurar vida – não há uma necessidade imediata de perfurar a camada de gelo. Uma missão mais sofisticada, no entanto, poderia perfurar ou bombardear parte da camada de gelo e enviar um submarino robótica no oceano. O que será que encontraríamos? [io9]

Fonte: Mistérios do Mundo

https://misteriosdomundo.com/essa-imagem-mostra-o-quao-excitante-seria-uma-missao-para-europa