Leões congelados de 10 mil anos de idade são encontrados na Sibéria

27/10/2015 11:53

Na Sibéria remota e gelada, corpos de antigos animais extintos são encontrados frequentemente preservados dentro de permafrost, desde mamutes a cavalos antigos. Essas carcaças são tão bem preservadas que alguns relatórios sugerem que a carne fresca é muitas vezes boa para comer, e pode até conter sangue líquido. Em outra descoberta impressionante, o Siberian Times informa a descoberta “sensacional” de dois filhotes de leão preservados em uma caverna.

Acredita-se que os leões tenham 10.000 anos de idade, e foram encontrados no início deste verão em Sakha, na Sibéria, famosa por muitas outras descobertas surpreendentes de animais da era do gelo. As criaturas viveram durante o Pleistoceno, quando o mundo era tomado por repetidas eras do gelo e expansão e contração de geleiras. Tudo o que já havia sido encontrado de leões na área era apenas alguns crânios e fragmentos de dentes e ossos.

Leões congelados de 10 mil anos de idade são encontrados na Sibéria

Leões congelados de 10 mil anos de idade são encontrados na Sibéria

Os leões em questão – facilmente os melhores preservados já descobertos – são provavelmente da espécie Panthera spelaea, popularmente conhecida como leão-da-caverna, que estava entre as maiores espécies de leões que já viveu, com uma altura de 1,2 metros. Eles perseguiam os pastos, derrubavam renas, cavalos, e possivelmente até mesmo jovens mamutes com que compartilhavam a paisagem. Por que eles desapareceram é um pouco menos certo, mas talvez conforme suas presas diminuíram, devido a uma combinação das alterações climáticas e caça humana, eles já não eram capazes de sobreviver no frio do norte da Europa.

Outro animal do Pleistoceno encontrar na região

Outro animal do Pleistoceno encontrar na região

Os filhotes foram submetidos a um estudo preliminar, e os resultados serão apresentados no final de novembro na cidade siberiana de Yakutia. Eles serão mostrados juntamente com toda uma série de outras amostras escavadas no permafrost na região, incluindo mamutes, rinocerontes lanudos e antigo bisões. Enquanto eles anunciaram que os espécimes estão livres de certas infecções microbianas, como o antraz mortal, todos os outros detalhes significativos e imagens dos achados estão sendo muito bem guardadas. [IFLScience]

Biologia Paleontologia Lucas

Fonte: Mistério do Mundo

https://misteriosdomundo.org/leoes-congelados-de-10-mil-anos-de-idade-sao-encontrados-na-siberia/