O tubarão branco e o caiaque

04/08/2013 10:30

A verdadeira história por trás da foto do Tubarão branco e o Caiaque. Foto: Thomas Peschak

Quando essa fotografia foi publicada pela primeira vez revista Africa Geographic, na BBC Wildlife e mais tarde na Paris Match e no Daily Mail (Londres), resultou em uma enxurrada de emails, telefonemas e cartas de todo o mundo perguntando se a imagem era uma farsa. A imagem tornou-se a fotografia de tubarão mais falada do momento.

A fotografia é real, sem photoshop, sem manipulação digital, sem nada, na verdade ela foi feita em slide Fuji Provia 100, usando uma Nikon F5 e lente 17-35mm. Para os fãs de conspirações que ainda duvidam da autenticidade, por favor, leiam como essa foto foi feita.

“Para capturar esta imagem subi na torre do barco de pesquisa Lamnidae e inclinei-me para frente ficando no vazio, praticamente pendurado sobre o oceano, enquanto esperava pacientemente por um tubarão branco. Eu queria um registro que contasse os nossos esforços de pesquisa para rastrear tubarões brancos usando caiaques. Quando o primeiro tubarão do dia apareceu e se deparou com o nosso caiaque, ele mergulhou fundo e o inspecionou por baixo. Eu rapidamente apontei a máquina para a mancha escura atrás do caiaque que ia emergindo aos poucos e foi lentamente transformando a forma difusa da imagem para um contorno suave de um grande tubarão branco. Quando a barbatana dorsal do tubarão finalmente quebrou a superfície d’água eu pensei que tinha a imagem, mas hesitei uma fração de segundo e fui recompensado com o biólogo marinho Trey Snow olhando para trás no caiaque. Eu apertei o botão do obturador e o resto foi história. Durante todo o dia registrei diversas imagens, a maioria mostrando o caiaque após o tubarão, mas nenhuma tinha o poder da mensagem que a primeira foto do grande tubarão grande perseguindo o caiaque.”

Fonte:da redação: Elias Luiz

https://www.extremos.com.br/noticias/130803_a_historia_por_tras_da_foto_o_kayak_e_o_tubarao_branco/