Sistema solar "gêmeo" é descoberto. Semelhanças impressionam astrônomos

02/11/2013 19:50

Essa semana astrônomos de todo o mundo conseguiram identificar um sistema solar "gêmeo" do nosso, com sete planetas. A descoberta se se trata do sistema planetário que orbita a estrela KIC 11442793, residente há  2.500 anos luz do nosso Sol, na constelação de Cisne. 

O que impressionou astronomos do mundo inteiro foi o encontro do sétimo planeta dentro deste sistema, o que trouxe outra dimensão a sua relevância no âmbito da astronomia.

sistema-solar-gêmeo-the-history-channel

Sistema-solar-gêmeo-the-history-channelApesar de contar com um planeta a menos, o sistema gêmeo apresenta traços muito semelhantes ao nosso sistema planetário entre os quais destacam-se dois planetas parecidos com a Terra, três super-Terras e dois corpos gasosos imensos. Além disto, tal como ocorre em nosso sistema, quanto menor o planeta, mais próximo orbita de sua estrela. O planeta recentemente descoberto tem quase três vezes o diâmetro da Terra e ocupa o quinto lugar de sua formação, da estrela para fora (espaço). Por sua dimensão, este planeta leva apenas 125 dias para completar uma volta em torno de sua estrela.

Uma das coisas mais interessantes desta descoberta foi a participação fundamental de um grupo de astrônomos amadores que colaborou através do site Planet Hunters, processando inúmeros dados obtidos pelo telescópio Kepler, durante sua investigação espacial.

Fonte: History

https://noticias.seuhistory.com/sistema-solar-gemeo-e-descoberto-e-semelhancas-impressionam-astronomos