Viagem até Puerto Mont, Chile 2014


Participantes:

 

Ari Fernando: Porto Alegre, RS - Uma moto Versys 650.


Antônio Augusto e Rosilene, Itajaí, SC – Uma moto Yamaha XT 660

James e Roberta, Itajaí, SC – Uma moto  Honda Transalp 700.

 

Marcos e Eliana, Itajaí, SC – Uma moto Honda NC 700. Acompanhando-nos até Santiago do Chile.

Roteiro:

Porto Alegre – Alegrete, RS BR 290 - 509 km.

Alegrete, RS - Santa Fé, Arg RN 14 - RN 127 RN 168 - 596 km.

Santa Fé, Arg – Córdoba, Arg -RN 19  - 323 km.

Córdoba, Arg - Alta Gracia, Arg RN 36- RN 45 - ida e volta 80 km.

Córdoba, RN 20 – Mendoza, Arg– RN 148 - RN 7 -  748 km.

Mendoza, Arg – Valparaiso, Chile – R 7 – R60 - 411 km.

Valparaiso – Santiago,Chile– R 68  - 126 km.

Santiago, Chile - Temuco, Chile– R 5 - 672 km.

Temuco, Chile - Valdivia , Chile -Puerto Varas– R 5 - R 205 - R 207 -  360 km.

Puerto Varas, Chile - Puerto Montt –  Ilha de Chiloe, Ancud, Chile. R 5 - 264 km.

Puerto Varas, Chile -  Entre lagos, Chile - Bariloche, Arg –  R 225 U 99 V - U 775  R 215 - RN 231 – RN 237 - 388 km.

Bariloche, Arg  - Esquel, Arg - RN 40  - 286 km.

Esquel, Arg - Puerto Madryn, Arg  RN 40 - RN 25  - 666 km.

Puerto Matryn, Arg – Bahia Blanca, Arg - RN 251 - RN 3 - 693 km.

Bahia Blanca, Arg  - San Miguel Del Monte, Arg  - RN 3 - 526  km.

San Miguel Del Monte, Arg - Mercedes, Uruguai  RN 3 - RN 12 - RN 14 - R 2  - 410 km.

Mercedes, Uruguai - Colonia Del Sacramento, Uruguai - Montevideo, Uruguai R 21 R 1  - 358 km

Montevideo, Uruguai - Punta Del Este, Uruguai- Jaguarão, RS - R 12 - R 8 - R 17 - R 26 - 511 km.

Jaguarão, RS - Porto Alegre, RS  BR 116 - 388 km.

Total de km rodados = 8315 km

Total  de km rodados pessoal de Itajai = 9385 km. Relato da viagem dia a dia.

Reta final para a partida. Dia 03/12/2013 sexta-feira chegará a Porto Alegre o Toninho e a Rosilene, e no sábado chegarão o James, Roberta e também o Marcos e a Nana que vão nos acompanhar até Valparaíso, Chile. Sairemos no Domingo dia 05/12/2013 em direção a Alegrete, RS. Vamos visitar parentes, minha tia Neri e minha prima Celanira. Sairemos de Alegrete, RS dia 06/12/2013 entrando na Argentina. E Vamos que vamos.

Dia: 03/01/201                                                                                                                                      

Hoje dia 03/01/2014 sexta-feira o Toninho e a Rosilene chegaram a Porto alegre, RS vindo de Itajaí, SC depois de uma viagem com muita chuva. Amanhã estarão chagando também de Itajaí, SC o James, Roberta, Marcos e a Nana. Eu já estou com tudo arrumado para sairmos no domingo dia 05/01/2014.                                   

Dia: 04/01/2014                                                                                                                                     

Hoje por volta das 14h30min h chegaram a Porto Alegre, RS vindos de Itajaí, SC James, Roberta, Marcos e Nana. Agora estamos mexendo nas motos para deixar tudo pronto para sairmos amanha por volta das 07.00 h em direção a Alegrete, RS.

Porto alegre, Rs

1º dia

Dia: 05.01.2014                                                                                                                                   

Depois de tudo arrumado, esperei o pessoal passar aqui em casa. Saímos as 7 h de Porto Alegre  RS, paramos três vezes abastecimentos e almoço. A viagem foi tranquila, levamos 7,30 h . Viemos direto para a casa da tia Neri vizinha da minha prima Celanira em Alegrete, fomos muito bem recebidos, com vários quitutes e muita cerveja isso tudo ao redor da piscina com muito sol. Amanhã deveremos sair  por volta de nove ou 10 h. Até então.

Saida de Porto Alegre, RS

Nenhuma descrição de foto disponível.

Alegrete, RS

2º Dia

Dia: 06/01/2014                                                                                                                                      

Na noite anterior fomos recepcionados na casa do Luis e Celanira com um costelão, linguiça do Alegrete, carne de ovelha, umas geladas pra ficar bem ruim, em volta da piscina, adoramos essa nossa família. Saída perfeita de Alegrete, a Lene fez entrada do seguro desemprego com louvor e aí seguimos nosso destino  a Argentina, calor infernal, fizemos os tramites na Aduana e tudo está correndo como prevíamos, estamos agora em Santa Fé. Hotel no centro, e agora só visitar a cidade com uma jantinha apropriada.

Bem agora depois de uns bons km, posso dar meu parecer da minha moto Versys 650, a moto e bem melhor do que eu pensava, para definir em poucas palavras, é o jatinho das motos, as medias foram a menor 18.97 gasolina  Brasileira e a maior 22.54 gasolina Argentina. Era só. Amanhã sairemos em direção a Córdoba, Argentina.

 

Alegrete, RS

3º dia

Dia: 07/01/2014

Bem hoje foi corrido, saímos de Santa Fé, Arg.  As 9 h, com um calor de matar gente normal. Chegamos a Córdoba, Arg por volta das 16:h, arrumamos a nossa hospedagem no hotel e fomos até Alta Gracia, para visitar o Museu de Che Guevara que fica a 36 km de Córdoba. Depois da visita voltamos para o hotel,  tomamos um bom banho e saímos para Jantar. Córdoba é muito bonita por ter prédios antigos com uma construção do tempo em que a Argentina era muito rica, nas suas construções era usado material de ótima qualidade. A janta foi Merluza com salada verde e cerveja Quilmes. Amanhã vamos direto até Mendoza. Até mais. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

4º dia

Dia: 08/01/2014

Hoje o dia foi corrido, saímos perto das 8 h em direção a Mendoza, Argentina. Chegamos às 18 h. Muito calor. mas tudo bem faz parte para quem quer  viajar para a Argentina em janeiro. Foi difícil achar hotel, eu fiquei depois da segunda tentativa num bem bonzinho, Hotel Sienna. O pessoal foi para outro, depois deveremos nos encontrar para jantarmos. A principio devaremos ficar aqui em Mendoza até sexta-feira, mas não se sabe, os planos podem ser mudados. Se tudo transcorrer bem, deveremos seguir no sábado e entrar no Chile. Até mais.

Nenhuma descrição de foto disponível.

5º dia

Dia 09/01/2014

Bem, hoje foi um dia de descanso e de conhecer a cidade. Fui passear pelo centro de manhã e atarde o pessoal programou um passeio pelas vinícolas da região. Eu já tinha resolvido que iria ficar na cidade, só assim teria mais tempo para conhece-la. Caminhei muito, fui primeiro no Museu Área Fundamental, ele está montado em cima de parte de uma escavação onde descobriram restos  como era a cidade antigamente. Na entrada do museu tem um piso feito de vidro que se enxerga as escavações. Muitos artefatos que foram tirados na escavação fazem parte do acervo. Depois fui conhecer o Aquário Municipal, é bem legal. Amanhã deveremos sair às 8h30min em direção ao Chile passando pelos caracoles, vamos ver se chegamos a Valparaiso. Até mais.

6º dia

Dia: 10/01/2014

Hoje foi um dia todo de viagem, saímos de Mendoza, Chile as 8 h. o dia não estava muito quente como os dias anteriores. O trajeto é bem diferenciado até chegar à passagem da cordilheira já deu para ver muito verde. Paramos varias vezes no decorrer da viagem, inclusive na decida antes de chegar aos caracoles. A passagem pela cordilheira é realmente de encher os olhos tem algumas montanhas que sempre estão com gelo, fazendo que vista seja ainda mais lida. Também fizemos a subida de uma montanha na estação de esqui que fica bem ao lado da estrada, foi muito bom e deu para ver a paisagem La de cima. Esta é uma estrada que vale muito apena conhecer. Já havia pesquisado um hotel pela internet, mais era num lugar muito complicado, pois ficava na parte velha de Valparaiso, achamos o hotel Diego de Almagro, já perto das 22h. É um hotel muito bom, mas nada barato. Amanhã faremos um passeio pela cidade pela manhã e ao meio dia seguiremos para Santiago, Chile. A viagem continua tranquila. Até mais.

Nenhuma descrição de foto disponível.

7º dia

Dia: 11/01/2014                                                                                                                                   

Hoje saímos de manhã para passear em Valparaiso voltamos para o hotel arrumamos tudo e fomos até Vina Del mar para quem não tinha molhado os pés no Pacifico e batiza-lo. Depois seguimos para Santiago. A viagem foi tranquila e todo trajeto é duplicado, encontramos hotel de boa qualidade. O Marcos e a Nana seguiram para Buenos Aires e nós fomos andar de metro bancando o turista no centro da cidade, na volta Pizza com muito sal e gordura. Amanhã rumamos ao SUL. Até mais.

                          

Valparaiso, Chile

Santiago, chile

8º dia

Dia: 12/01/2014                                                                                                                                     

Hoje antes de sair de Santiago demos umas voltas para conhecer um pouco mais da cidade. Saímos de Santiago do Chile e fomos em direção ao Sul, rodamos 672 km. Conseguimos chegar a Temuco, Chile e alugamos umas cabaninhas perto do centro da cidade. Agora irei organizar tudo e a noite irá sair um jantar coletivo. Por enquanto a paisagem não muito bonita ou algo diferente que chame mais a atenção. Mas quanto mais ao sul deverá mudar muito. A moto continua me surpreendendo cada vez mais para o lado de ser uma motocicleta realmente versátil. Também não da para reclamar da sua autonomia e sua média: a menor até agora foi de 18.97 com a nossa porcaria chamada gasolina aditivada e a maior foi de 23.92 com a gasolina super 97 octanagem, chilena. Amanhã deveremos chegar a Puerto Montt, Chile. Até mais. Fotos do macarrão de noite. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Santiago, Chile

Temuco, Chile

9º dia

Dia: 13/01/2014

Hoje saímos de Temuco, Chile e fomos por Valdivia para ver os lobos marinhos, só vimos um pois eles custumam vir ao final da tarde. Depois seguimos direto até Puerto Varas, um pouco de dificuldade para encontrar lugar para pararmos. Mas demos sorte pegarmos uma cabana, de certa maneira perto do centro e com vista para o Vulcão Osorno. Amanhã deveremos fazer o passeio até o Vulcão Osorno, e também das cascatas onde da também para ver o Vulcão. E depois de amanhã iremos ate Ilha de Chiloe, Chile. Até mais.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Valdivia, Chile

Puerto Varas, chile

10º dia

Dia: 14/01/2014

Fomos a cidade de Ancud. A travessia e feita com Ferreboat, é um enorme navio  que passa todo o dia indo e voltando do continente até a ilha o custo é $ 7000 pesos. É um passeio que vale a pena eu espero poder voltar um dia para conhecer as outras cidades da ilha. Amanhã  iremos até ao vulcão Osorno, e as cascatas que ficam próximas.  E seguiremos em direção a Bariloche, Argentina. Até mais.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Puerto Mont, Chile

Ancud, ilha de Chiloé, chile

11º dia

Dia: 15/01/2014

Hoje saímos de Puerto Varas, Chile por volta das 8 h. Fomos as cascatas do rio Petrohué depois até ao pé do vulcão Osorno, fizemos o passeio de teleférico que vai em duas etapas que chega aonde tem neve. É uma coisa que não se pode deixar de fazer, vale muito apena. Após o vulcão pegando a V 99, depois a 775 até Entre Lagos a estrada está quase toda asfaltada então é só pegar a  Ruta 215 que segue a Villa La Angostura, Argentina.Este trecho é o mais bonito que passamos até agora, quem não conhece se der, não pode deixar de fazer.

Chegando a Villa La Angostura estava tudo lotado não tinha mais nada de hotéis e nem pousadas. Conseguimos hospedagem no Hotel três Mosqueteiros que fica a beira do lago Nauel Hapi. Amanhã iremos descer até Bariloche e depois de seguir ao máximo na direção a leste da Argentina. Era só.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Vulcão Osorno, Chile

Passo Cardenal

Villa La Angustura, Argentina

13º dia

Dia: 16/01/2014

Hoje saímos de Villa La Angostura, Argentina por voltas 11 h,  seguimos descendo para Bariloche e depois fomos até Esquel. A paisagem é uma coisa sensacional muito diferente de que se vê no Brasil. Também pegamos um dia com muito Sol e calor. Amanhã deveremos sair cedo e ir até o lado leste da Argentina. Os filmes que estou fazendo estão lindos, ontem tenho  um da travessia de um lindo cavalo bem pela frente da moto. A moto continua fazendo medias de 21 a 23 km/l. ontem não consegui uma internet descente. Mas já coloquei o texto.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Bariloche, Argentina

14º dia

Dia: 17/01/2014

Hoje saímos de Esquel, Argentina e fomos direto até Puerto Madryn, rodamos 667 km. Estamos hospedados no hotel Muelle Viejo. Aparentemente com uma boa internet. Ainda hoje fomos passear pela cidade. Amanhã iremos para Península Valdés  fazer o passeio que passa por Puerto Piramides e depois vai até  Punta Norte para vermos os pinguins.  O micro ônibus sai de Puerto Madryn  às 7 h e volta às 18 h. Dependendo da agência turística tem variação de preços. Era só.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Esquel, Argentina

Puerto Madryn, Argentina

15º dia

Dia: 18/01/2014

Hoje de manhã a van passou no hotel às 8h30min para irmos até a Península Valdes. Fomos direto ao leste para ver os pinguins e depois em direção a Punta Norte. Lá estão os elefantes marinhos e os leões marinhos. O passeio na volta passa por Puerto Pirâmides. Chegamos de volta ao hotel às 18 h. O passeio vale a pena, os preços são diferentes dependendo as agências de turismo. Amanhã deveremos ir direto até Bahia Blanca, Argentina. Era isso.

Península Valdés, Punta Norte. Argentina

Puerto Pirámides, Argentina

16º dia

Dia: 19/01/2014

Hoje saímos de Puerto Madryn às 7h30 min e pegamos a Ruta  3 depois a 251 e por fim a 22 até chegarmos à Bahia Blanca, Argentina. Viagem foi feita com muito calor e dificuldade para encontrar postos de gasolina com gasolina disponível. Aviso para aquele que não gosta de viajar de moto pegando vento, aqui na região da Patagônia não tem jeito venta muito e para variar sempre lateral. Hoje rodamos 693 km. A Versys está fazendo médias entre 21 e 23 l/km.

Amanhã deveremos sair para Buenos Aires depois do meio dia e pela manhã irei trocar óleo da moto. Era só.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Bahia blanca, Argentina

17º dia

Dia: 20/01/2014

Hoje saímos de Bahia Blanca às 11h30min. Fomos direto, parando umas quatro vezes para abastecer e comer algo. A estrada não tem muitos atrativos, muitos campos, plantações de soja e girassóis. Muito vento só de lado.Chegamos por volta das 18h em San Miguel Del Monte, Argentina.  Rodamos 526 km. Estamos hospedados em cabanas a beira de um lago, Cabanas El Mirador, lugar maravilhoso.  Amanhã devermos ir até Buenos Aires e lá decidir se vamos atravessar de Buque bus ou fazer a volta entrando no Uruguai em direção a Mercedes. Era só.

Nenhuma descrição de foto disponível.

San Miguel Del Monte

18º dia

Dia: 21/01/2014

Hoje saímos de San Miguel del Monte às 8 h. Chegando a Buenos Aires fomos ver os preços da travessia de Buque bus. Mas não compensa pelo preço muito alto, resolvemos fazer a volta para entrar  ao Uruguai. Feito a aduana seguimos até Mercedes onde conseguimos um hotel bem razoável e os preços bons. A noite iremos passear e ir a um restaurante. Amanhã iremos para Montevidéu e Punta del Este, passando por Colônia de Sacramento. Era só.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Buenos Aires, Argentina

Mercedes, Uruguai

19º dia

Dia: 22/01/2014

Hoje Saímos de Mercedes, Uruguai por volta das 9 h. A viagem começou nublada e com um pouco de chuva, mas depois foi abrindo e apareceu o sol, passamos por Colônia del Sacramento e fizemos um lanche na orla da praia. Depois fomos visitar a parte antiga da cidade, gostei muito. Seguimos direto até Montevideo e nos hospedamos no London Palace, um bom hotel e não é muito caro. Hoje a Versys andando numa velocidade constante de 90 km/h e com gasolina 97 octanas fez a melhor média de 25,75 por litro. Aí que da para ver como somos roubados, pagamos caro e ao mesmo tempo por uma porcaria misturada com álcool. Amanhã deveremos passar por Punta del Este e depois entrar no Brasil por Jaguarão. Era só.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Colônia de Sacramento, Uruguai

Montevideo, Uruguai

20º dia

Dia: 23/01/2014

Hoje saímos de Montevideo, Uruguai às 8 h e fomos direto para Punta del Este, passeamos e apos fomos para Rio Branco. E logo encontrarmos um hotel em Jaguarão depois da ponte. Já fui no Free shop, e fiz umas compras espertas. À noite fomos num restaurante perto do hotel Rios e onde acessamos  a internet,  pois no hotel não funcionava. Depois de jantar fomos para a praça central onde estava acontecendo o encontro de motos. Na volta nos despedimos do James e a Roberta, a partida deles seria logo cedo para Itajai, SC.  Amanhã de manhã iremos novamente fazer compras e depois partiremos para Porto Alegre, RS. Era só.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

 Punta Del Este

Jaguarão, Rio Grande do Sul

21º dia

Dia: 24/01/2014   

Hoje acordamos  um pouco mais tarde e fomos aos Free shop fazer compras. Ao sairmos do Mario um dos Free shop havia começado a chover tivemos que esperar a chuva passar, logo fomos para o hotel, pois já era quase meio dia.  Fui arrumar as coisas e saímos de Jaguarão com chuva mesmo. No caminho parou a chuva, mas quando havíamos rodado uns 200 km, furou o pneu da moto do Toninho. Desmontamos tudo e o Toninho com minha moto voltou uns km até uma borracharia e colocou a câmara reserva e regressou com o pneu. Montamos na moto e seguimos em frente, logo  após mais uns km outra vez o pneu esvaziou, desmontamos tudo e novamente o Toninho levou em outra borracharia e colocou uma câmara de CG é que não tinha uma para aro 17. Tudo montado novamente seguimos a viagem. Mais uns km rodados e novamente esvaziou o pneu, aí o Toninho desistiu e acionou o seguro. Depois de mais de 2 horas chegou o guincho e carregou a moto e eu segui a viagem. Peguei muita chuva pelo caminho e para variar já era noite. Cheguei em casa umas 22h20min. Em fim em casa e mais uma das viagens feitas, foi muito bom conhecer lindos lugares e passar por estradas em que as paisagens são incríveis, Deixo aqui o meu agradecimento pela companhia dos parceiros de viagem: Toninho e Rosilene, James e Roberta, Marcos e Eliana.

Nenhuma descrição de foto disponível.

FIM