Viagem até Ushuaia - janeiro de

Percurso feito:

Porto Alegre, RS - Paysandú, Uruguai - BR 290, 158,   ruta 26 - 841 Km.

Payasandu, Uruguai,  Bahia Blanca, Arg -  RN 12, RN 14, RN 5 - 998 km.

Bahia Blanca Arg , Puerto Matryn, Arg - RN 22, RN 251, RN 3 - 669 Km.

Puerto Matryn, Arg , Caleta Olivia, Arg  RN 3 m. 517 KM.

Caleta Olivia, Arg , Rio Gallegos, Arg - RN 3 701 Km.

Rio Grande, Arg - Punta Delgada Lighthouse, Chile -  ruta 257, RN 3  - 236 km.

Travessia de navio pelo estreito.

Punta Delgada, Ushuaia, Arg - RN 3 - 443 km.

Volta

Ushuaia, Arg - Punta Delgada Lighthouse, Chile - RN 3, ruta 257 - 443 km.

Punta Delgada Lighthouse, Chile - Punta Arenas, Chile - ruta 257, 255 169 km.

Punta Arenas, Chile - Puerto Natales, Chile - ruta 9 - 248 km.

Puerto Natales, Chile - Torres Del Paine, Chile. Passeio de Van ida e volta..

Puerto Natales, Chile - El Calafate, Arg. ruta 40, 7, 5, 40, 11 - 271 km.

Passeio até o glaciar Perito Moreno. Arg.

El Calafate, Arg - Rio Gallegos, Arg - RN , Caleta Olivia, Arg. - Ruta 11, RN 40, Ruta 5. RN - 943 Km

Caleta Olivia, Arg , Bahia Blanca, Arg. RN 3, RN 251, RN 22 - 1171 Km.

Bahia Blanca, Arg., Buenos Aires, Arg. RP 53, RN 3 - 636 Km.

Travessia de Buque bus até Colônia Del sacramento, Uruguai. Tempo - 1 hora.

Colonia Del Sacramento, Uruguai.,  Porto Alegre, RS - Ruta 1, Ruta 5, Ruta 56, Ruta 7, Ruta 8 - 973 Km.

Total = 9259 Km. em 15 dias.

Relato da viagem.

1º Dia

05/01/2016

Pois é pessoal, como combinado o Renato chegou às 07 h e acompanhado com o seu amigo Edgar Fagundes. Ele nos acompanhou até a entrada de Eldorado do Sul, feito as apresentações e fotos tiradas seguimos e colocamos o pé na estrada. A viagem teve de tudo, chuva de alagar Santana do Livramento, desabamento de estrada, medo de falta de gasolina no trecho de Tacuarembo até Paysandu já no Uruguai. Primeiro foi um parto para achar a migração e na saída pena que nem me lembrei de filmar as ruas de Rivera  que viraram rios. Mas tudo bem, rodamos hoje 910 km. Agora já bem instalados no Hotel Bulevar. Bem, agora iremos sair para fazer uma boquinha que ninguém é de ferro. É isso amanhã tem mais.

Porto Alegre, RS

Paysandú, Uruguia

2º Dia

06/01/2016

Olá pessoal! Hoje foi outro dia corrido, saímos muito tarde de Paysandu no Uruguai e fizemos a migração na Ponte Internacional. A viagem foi boa, mas ao contrario do 1º dia não choveu, tinha muito sol e calor. Passamos por Zarate, Mercedes, 9 de julho e chegamos à Bahia Blanca já de noite, rodamos 1027 km. Estamos hospedados no hotel Austral. É um bom hotel e não é caro. Ontem saímos pela cidade de Paysandu já era por volta de 22 h, mesmo assim tinha vários lugares abertos e deu para tomarmos uma cervejinha com uma excelente pizza. Amanhã deveremos ir até Puerto Matrin e o Renato pretende ficar por lá e fazer o passeio até a Península Vades para visitar a Pinguineira, e também ir a Puerto Pirâmides. Ele pretende de lá voltar para Porto Alegre. É uma pena, pois está sendo uma viagem prazerosa com a companhia dele. Eu já sabia que Renato além de ser um mecânico de motos dos melhores também é uma pessoa muito legal de se conviver. Mas ele já tinha previsto isto. Era isso, agora é tomar um banho e sair para fazer uma boquinha.

Bahia Blanca, Argentina

3º Dia

07/01/2016

Oi pessoal! Hoje saímos do hotel Austral , Bahia Blanca às 9 h . O dia estava beleza, muito sol, calor e vento. Andamos 662 km, a viagem foi boa. Agora estamos em Puerto Madryn no hotel El Gualicho, uma quadra da praia, é um bom hotel e tem preço razoável. Vamos arrumar as coisas e dar uma volta na orla da praia. O Renato irá fazer o passeio até a Península Valdez e Puerto Pirâmides. Depois de amanhã ele voltará a Porto Alegre. Bem por enquanto é só isso.

Bahia Blanca, Argentina

Puerto Madryn, Argentina

4º Dia

08/01/2016

Hoje saímos de Puerto Madryn por volta das 6h40min. Logo estávamos na ruta 3 e fizemos a despedida. Eu fui para a esquerda e o Renato para a direita. Hoje pretendia pousar em Comodoro Rivadávia, mas cheguei cedo e resolvi ir adiante até Caleta Olivia. Cheguei às 15h40min. A história de hoje é que tem piquete dos trabalhadores onde estão fazendo uma parte da ruta. Só estavam deixando passar motos. Eu vinha filmando e me juntei ao protesto. Logo na entrada tem um hotel e resolvi ficar nele mesmo. É meia boca, mas tem um bom banho para variar uma internet que nao funciona . Já dei uma volta na praia que é de chorar, em vez de areia tem cascalho. Mesmo com um vento frio tinha gente tomando banho de sol. Hoje rodei uns 600 km com vento de 80 km p/hora e ficou muito frio. É isso, ainda não vi até onde irei amanhã.

5º Dia

09/01/2016

Hoje saí de Caleta Olivia às 7 h e o dia estava com sol. Um dia bonito, percorri 720 km até Rio Gallegos. Cheguei e fui direto para hotel Paris. Não tenho tirado muitas fotos, mas sim feito muitos vídeos. Agora irei dar uma volta pela cidade e já passar no supermercado. Andei uns 300 km sem vento, os outros 400 km com vento de 80 km p/hora. Ainda bem que era do outro lado da estrada, porque gastou o pneu de um lado e agora emparelhou. Aqui tem Guanacos, avestruzes, ovelhas e carcarás. Uma pena que no caminho tinha uns 5 Guanacos mortos. Tem cercas em toda a extensão da estrada, mas não adianta elas pulam para dentro da ruta.  É isso, pena que não tenho uma internet boa, pois poderia colocar fotos dos relatos. Até amanhã.

Rio Gallegos, Argentina

6º Dia

10/01/2016

Hoje saí de Rio Galego por volta das 8 h em direção a Ushuaia. Só para variar muito frio e vento lateral todo o tempo, e fui direto a Punta Delgada onde fiz a travessia de barco. É muito bonito o lugar, mais o menos leva uns 25 minutos e custou para moto 110 pesos Argentinos. Depois o demorado é a migração, peguei a ruta que vai por Cerro Sombreiro até São Sebastian que está sendo asfaltada, mas a maior parte é de ripio muito ruim. Chegando a Ushuaia não tinha hotel, encontrei um pessoal do Rio Grande do Sul, dois irmãos de Arroio do Meio, que estão na Pousada Via Rondine.Estão em um quarto que tinha mais uma cama, eles toparam que eu dividisse o quarto com eles, agradeço muito aos dois pois naquela altura me quebraram um problemão. Só que amanhã irei procurar outro hotel para ficar mais um dia aqui. Era isso.

Rio Gallegos, Argentina

Punta Delgada Lighthouse, Chile

Serro Sombrero, Chile

Passo Garibaldi, Argentina

7º Dia

11/01/2016

Bem, encurtando a história, hoje amanheceu chovendo e com muito frio em Ushuaia. Eu pretendia achar outro hotel, pois este que estava só conseguiu um pernoite. Fui em mais dois hotéis e nada. A chuva não era fraca, tinha visto no site do tempo que iria chover nos próximos dois dias, aí resolvi arrumar minhas coisas e ir para Punta Arenas no Chile, onde já me encontro hospedado no Hotel Aventura Austral. A viagem foi uma aventura, no início chuva vento e muito frio até uma coisa parecida com neve teve. Na parte chilena peguei só estrada de terra, pois resolvi ir pela mais curta, mas não vale a pena, rodei hoje 616 km. Aqui continua ventando e o pessoal fala que é costume  ventar, mas com o El Ninho aumentou este ano. Amanhã pretendo ir para Puerto Natales para então fazer o passeio até Torres Del Paine. Obs.: as coisas estão muito caras tanto na Argentina como no Chile. É isso, se der amanhã coloco os relatos.

Ushuaia, Argentina

Punta Arenas, Chile.

8º Dia

12/01/2016

Hoje saí de Punta Arenas, Chile 8h15 em direção a Puerto Natales, Chile. Rodei só uns 248 km. As estradas chilenas são muito boas quase todas feito de concreto. As estradas têm de trecho em trecho uma casinha para o pessoal poder ficar e esperar o ônibus. No caminho estava muito frio e quando chovia era uns gelos pequeninos. Eu estava com a roupa com os forros e meião de futebol e abrigo por baixo das calças, e com uma camisa meia pele e mais um blusão. Mesmo assim eu tremia de frio, para esquentar as mãos eu as colocava no motor. A paisagem que passei é muito bela. Aqui no Chile tudo funciona menos a internet. Cheguei a Puerto Natales por volta das 11 h. Já me hospedei em um hotel que é compartilhado Hostel Motas de Coirón. Depois de tudo arrumado fui ao centro conhecer e procurar algo para arrumar os contatos do GPS. Fui direto numa assistência de computadores e consegui um fio de cobre, mas precisava de um martelo. Um casal que estava lá se prontificou a ir à casa deles. Colocarei umas fotos deles. Amanhã irei fazer o passeio até Torres Del Paine. Eu continuo-me surprendendo com o Chile acho que é o país que salva a América do Sul. Aqui não tem jeitinho, é tudo correto e funciona. Até amanhã.

Puerto Natales, Chile

9º Dia

13/01/2016

Hoje o dia foi cansativo mas porém muito prazeroso. O micro ônibus passou aqui no hotel às 8h10min para irmos até Torres Del Paine. O trajeto todo é 248 km ida e volta. Sendo que todo o trajeto lá no parque a estrada é de terra. O passeio todo dura 11 h. Tem duas paradas e um descanso para o almoço e o passeio inclui duas caminhadas, uma de 20 minutos e a outra maior de 1 hora. O melhor mesmo é ir com o micro ônibus, pois a estrada é muito ruim. Na entrada do parque se paga o ingresso independente 18.000 mil pesos Chilenos e a condução sai por 25.000 mil pesos Chilenos. O lugar é único e vale muito a pena fazer este passeio. Amanhã pretendo partir em direção a El Calafate, onde ficarei dois dias para fazer o passeio até o Parque Perito Moreno. A viagem até lá é demorada, pois tem os tramites da saída do Chile e entrada na Argentina. É isso amanhã tem mais.

Cueva Del Milodón

Parque Torres Del Paine, Chile

10º Dia

14/01/2016

Hoje saí de Puerto Natales, Chile as 8 h e fui em direção a La Estância, Argentina. O percurso é mais longo até chegar a El Calafate, Argentina.  Mas pega menos estrada de terra, na saída do Chile tudo foi em menos de 20 minutos, e para entrar na Argentina levou 3 horas, depois foi tranquila a viagem tinha sol e não estava frio. Cheguei a El Calafate às 3h30min. Rodei 351 km, a moto tem feito média de 18 a 19 km/l . Sai a procurar hotel, mas como tudo, ou não tem vaga ou é o olho da cara. Resolvi ficar num com o quarto compartilhado. Agora irei ao centro marcar o micro ônibus para ir até o Glacial Perito Moreno. Era isso.

11º Dia

15/01/2016

Hoje deu para dormir mais um pouco, pois o micro ônibus só sairia para o Perito Moreno às 9h30min daqui de El Calafate. Esta empresa que peguei é a que faz o percurso mais longo, vai até o lago Roca depois vai a Perito Moreno. No retorno volta a passar pelo Lago Roca e depois volta para El Calafate. Mas é o mais barato, saiu 400 pesos Argentinos. A estrada que vai até ao lago é de terra, mas não é tão ruim. Depois em direção ao Perito Moreno é asfaltada. O passeio é muito legal, as paisagens são incríveis, e Perito Moreno é surpreendente. Tivemos 4 horas para dar as voltas das passarelas, feitas todas elevadas, de madeira e metal. O meu lanche foi feito de frente a geleira e vendo os blocos de gelo se desprendendo. Bem se der colocarei fotos, e amanhã estarei partindo em direção a Rio Galegos. Pretendia ir pela ruta 288, mas mudei de ideia. Irei pelo caminho mais longo, mas asfaltado, pois estou com o retentor da bengala esquerda vazando óleo. E por aqui nem pensar em arrumar, não tem como. É isso até amanhã.

12º Dia

16/01/2016

Hoje saí de El Calafate, Argentina, 7h10min em direção a Rio Galego e depois fui parar em Caleta Olivia, rodei 943 km, estou no mesmo  hotel que tinha ficado na ida. O hotel é bem simples, mas tudo funciona direitinho, menos a internet que é muito lerda. A viagem foi tranquila e não tinha muito vento, só fui pegar um pouco de chuva na parte da tarde. Cheguei aqui no hotel às 17h20min. Como já conheço a cidade irei procurar óleo para moto e talvez troque ainda hoje. Agora é só ir em direção a Porto Alegre, não tem muita coisa para conhecer a não ser Punta Tombo que não conheço. Por hoje era isso.

13º Dia

17/01/2016

Hoje saí de Caleta Olivia, Argentina às 7h15min em direção à Bahia Blanca, Argentina. Rodei 1174 km, cheguei às 19h30min no hotel. O dia ensolarado, mas com vento só para variar. Por um bom período peguei pela 1º vez o vento a favor, mas depois de uns 200 km como sempre vindo dos lados. Eu pretendia  passar por Punta Tombo, Argentina para ver a Pinguineira, mas como estava calor e ventoso desisti. Lembrei como ficariam as bagagens e minha roupa, pois a ida e volta seria feita na terra com muito pó. Outra coisa que não irei fazer e ir por Mar Del Prata. Daí economizando na hospedagem e no gasto a mais com a gasolina pretendo sair daqui de Bahia Blanca e ir direto a Buenos Aires e pegar o Buque Bus até Colônia Del Sacramento. As minhas considerações até agora sobre a viagem e que eu gostei mais de Torres Del Paine, Chile e Perito Moreno, Argentina. Talvez por que eu não dei sorte em Ushuaia, lá foi difícil encontrar hotel e o tempo não ajudou. Outra coisa sem dúvidas, o Chile está muito melhor que os outros países da América do Sul para receber o turismo.  Obs.: A moto vem fazendo uma média de 17 a 18 por litro sendo que a melhor média foi de 21 km/h. Depois de muito rodar com a Versys achei para mim a melhor velocidade cruzeiro dela, fica na faixa dos 125 km/h e 130 km/h.

14º Dia

18/01/2016

Hoje saí de Bahia Blanca às 8 h e fui direto a Buenos Aires para pegar o Buque Bus. Rodei 634 km e cheguei lá às 3h15min. Só que só teria saída para Colônia Del sacramento às 18 h e o check-in só a partir das 16h30min.  Bem, só recebem em dólar ou em pesos Uruguaios. Ainda bem que tinha os pesos, deu R$ 480,00. A viagem foi tranquila, tinha vento. Mas nada nem parecido com o vento mais ao sul e estava muito calor. No Buque Bus conheci um casal de paulistas que estavam voltando de Ushuaia e me indicou o hotel Ayres Del Colônia onde me hospedei. Como já conheço Colônia só pretendo sair para comer algo mais tarde. Amanhã pretendo ir direto até Porto Alegre, RS. Era isso.

Buenos Aires, Argentina

Colônia Del Sacramento, Uruguai

15º Dia

19/01/2016

Hoje saí de Colônia Del Sacramento às 7 h em direção a Porto Alegre, RS. Fui pelo interior do  Uruguai passando por San José Del Norte, Florida, Treinta Y Três, entrando no Brasil por Jaguarão. Deu até saudade do meu tempo de criança quando ia passar as férias no interior de Alegrete. Passei por várias fazendas, senti o cheirinho do campo e vendo muitos animais como emas, perdizes, quero-quero, graxains e várias lebres. O Uruguai é muito do pessoal do campo. A viagem foi tranquila mesmo pegando estrada de terra, a ruta 14 fiz 948 km e cheguei em Porto Alegre às 19h40min. Bem, a jornada terminou e tudo saiu como o programado. A moto só acabou estragando os retentores da suspensão dianteira, de resto se saiu muito bem. Alguns detalhes sobre a viagem: tanto no Uruguai, Argentina e Chile para nós brasileiros tudo é muito caro. Rodam-se muitos km para poucas atrações, mais Ushuaia, Torres Del Paine e Perito Moreno sem dúvidas vale a viagem.  As estradas são na maioria boas e com bons pavimentos. Com exceção o trecho que vai até Ushuaia pela parte Chilena que é terrível, tanto indo por a estrada que vai mais para o lado leste, quanto a que vai mais por dentro do continente. Agradeço pela companhia do Renato até Puerto Madryn, Argentina. Pena que não deu para me acompanhar a viagem toda. Quem sabe futuramente tenha outra oportunidade de viajarmos juntos. Enfim mais um projeto concretizado.  Agora é pensar no próximo projeto que é ir até à Venezuela.